Volkswagen pode desenvolver SUV elétrico baseado na picape Amarok

Adam Scott
Adam Scott
3 Min Read

Parece que a Volkswagen está mudando de ideia sobre o fato de lançar um SUV elétrico baseado na Amarok. De acordo com o que foi apurado por uma reportagem recente, se a montadora alemã realmente for lançar uma versão elétrica da picape, também desenvolverá uma variante SUV com os mesmos conceitos.

Quem falou sobre o assunto foi Petr Sulc, executivo sênior da equipe global de gerenciamento de produtos da VW, que disse ao site australiano WhichCar o seguinte:

[Um SUV robusto] não estava no escopo das negociações anteriores [de parceria de veículos comerciais] [com a Ford], então era realmente o que estávamos dizendo a eles que não estamos interessados [nesse estilo de veículo]. [Mas] Posso imaginar que, se nos aproximarmos [da Ford] para o veículo elétrico a bateria, isso [o SUV] está começando a fazer sentido.

Vale lembrar que a geração atual da picape Amarok não é mais produzida pela Volkswagen, mas sim pela Ford, em suas instalações de Silverton, na África do Sul. Com a parceria entre as marcas o modelo VW é baseado na Ford Ranger, que por sua vez gerou o SUV Everest – os dois veículos compartilham até 80% de seus componentes, reduzindo drasticamente os custos de desenvolvimento.

Ainda não dá pra falar de confirmação oficial da Volkswagen sobre uma Amarok elétrica. Mas, se uma versão de zero emissão realmente for lançada, entendemos que os componentes elétricos poderiam ser compartilhados com a Ford, que poderia lançar uma picape elétrica abaixo da F-150 Lightning, bem como um SUV.

O executivo também destacou que os referidos modelos poderiam ser lançados globalmente, mas sem interferir nos veículos previstos com a marca Scout na América do Norte. Ele argumenta que os dois elétricos propostos baseados na Amarok ficariam em um segmento abaixo dos modelos Scout.

Falando especificamente da Scout, vale ressaltar que o consumidor norte-americano é mais fiel às marcas locais, o que certamente foi decisivo para a Volkswagen dar sinal verde para o projeto.

Até o momento não há nada concreto sobre quando a Amarok elétrica (e o SUV) chegariam ao mercado, ou mesmo se projeto já recebeu carta branca para o desenvolvimento. Vamos acompanhar.

Share This Article