Você sabe fazer uma pesquisa mercadológica corretamente?

Adam Scott
Adam Scott
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Faz parte das atividades de uma empresa a realização de pesquisas mercadológicas. Mas você sabe realizar da maneira correta? O empresário Marco Antonio Carbonari trouxe algumas sugestões para te ajudar a realizar a pesquisa mercadológica de maneira a otimizar os processos e resultados da sua empresa. Confira como fazer isso:

Pesquise o perfil dos clientes

A pesquisa mercadológica vai fornecer dados essenciais sobre a caracterização dos clientes, estilo de vida, histórico e hábitos de consumo, renda, escolaridade, entre outros dados de natureza quantitativa. Desse modo, ao obter esses dados, fica mais fácil traçar estratégias de venda e melhorar a qualidade dos serviços e produtos, adaptando de acordo com o perfil dos consumidores.

Analisar a concorrência

Outro passo fundamental da pesquisa mercadológica é a análise da concorrência e todos os seus diferenciais, os pontos mais fracos e os mais fortes, aponta Marco Antonio Carbonari. Desse modo, você consegue aperfeiçoar os seus produtos e serviços com base no que está sendo oferecido pela concorrência, buscando cada vez mais propor soluções específicas para os clientes.

Dimensionando o mercado

Ao dimensionar o mercado é mais fácil a identificação de quais segmentos são os mais lucrativos, é possível realizar a identificação das novas tendências e propor novos serviços com base nelas, também tem como promover a avaliação da performance dos serviços e produtos, estudar o volume do mercado e os preços, entre várias outras coisas. Tudo isso vai melhorar a qualidade dos produtos e serviços que sua empresa entrega.

Análise de fornecedores

Outro aspecto que a pesquisa mercadológica proporciona é a análise dos fornecedores de serviços e produtos, aponta Marco Antonio Carbonari. Esse processo inclui todo o sistema de distribuição e de vendas, as políticas de cobrança e de preços, a qualidade dos serviços e produtos, entre outras coisas. O principal objetivo é proporcionar ao empreendedor uma visão ampla dos serviços de seus fornecedores.

Definição do público-alvo

Essa é uma das partes mais importantes da pesquisa mercadológica, afirma Marco Antonio Carbonari. Trata-se de uma etapa que vai garantir o sucesso de vendas do seu negócio e direcionar os produtos e serviços aos consumidores em potencial para que dessa forma, seu negócio se expanda. Esperamos que essas dicas possam te ajudar a realizar uma pesquisa mercadológica muito satisfatória.

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