A importância da ergonomia no ambiente de trabalho

Adam Scott
Adam Scott
2 Min Read
Business people at their desks in a busy, open plan office. Startup business people working at a modern office.

Passar horas desempenhando um mesmo trabalho ou serviço é a realidade de muitos funcionários de empresas. Assim, Marco Antonio Carbonari comenta que ocupar um cargo em um local que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores e com a forma que isso afeta seus resultados é possível em negócios que aplicam a ergonomia no espaço de trabalho.

A ergonomia é uma área destinada ao estudo e aplicação de práticas e condições de trabalho favoráveis aos colaboradores, promovendo saúde e bem-estar durante a execução de suas atividades. O empresário Marco Antonio Carbonari comenta que o principal objetivo é ajustar o trabalhador às suas obrigações sem que haja prejuízos ou danos durante o cumprimento das horas de expediente.

Dessa maneira, o papel da ergonomia no ambiente de trabalho é encontrar soluções e ideias para as diversas situações desencadeadas nas empresas. Marco Antonio Carbonari esclarece que empresas que trabalham com um foco em ergonomia possuem diferenciais significativos em seus resultados e na competitividade no mercado. 

A valorização profissional, segundo Marco Antonio Carbonari, é um dos principais benefícios da ergonomia no trabalho. Isso ocorre porque os colaboradores entendem que há uma preocupação e investimento em saúde e bem-estar por parte da companhia, acarretando em resultados positivos por parte dos funcionários.

Outro ponto ocasionado pela ergonomia é a redução de atestados e afastamentos, uma vez que as promoções de ambientes que promovem bem-estar na rotina dos colaboradores, reduzem o impacto e desenvolvimento de dores, problemas de saúde, além de estresse e distúrbios desenvolvidos pela carga horária e repetição de atividades.

A rotatividade de colaboradores é um problema que ocorre em diversas empresas devido à fadiga dos funcionários, condições de insatisfação, desenvolvimento de lesões e dores. Assim, Marco Antonio Carbonari reforça que a ergonomia atua diretamente na redução de troca de colaboradores, uma vez que ela causa satisfação e melhores condições de trabalho para aqueles que compõem a equipe.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário