O empresário Marco Carbonari é apaixonado por vinhos, sua paixão é tamanha que hoje é proprietário de uma vinícola muito famosa e conceituada: a Villa Santa Maria. Dessa forma, repleto de amor e conhecimento sobre o assunto, o empresário dá dicas sobre qual vinho escolher para uma noite de fondue.
Vale ressaltar que não há certo nem errado em uma lista de preferências e combinações. O vinho é uma bebida muito delicada e repleta de propriedades únicas, dessa forma, tenha em vista o gosto pessoal e a degustação, assim aconselha o enófilo Marco Carbonari.
Dito isso, para planejar a noite de fondue é bom ressaltar alguns pontos:
Em relação ao fondue de queijo: os queijos serão incrementados no fondue? Serão queijos leves e suaves ou queijos com um gosto forte e acentuado? Quais os acompanhamentos? Em relação ao fondue de chocolate, quais frutas? Qual chocolate?
“É válido ressaltar esses fatores, pois são importantíssimos na hora de escolher o vinho”, afirma o empresário Marco Carbonari. Dessa maneira, planeje bem sua noite de fondue para certificar quais são as melhores combinações.
Em relação ao fondue de queijo, opte por vinhos tintos ou brancos. “É um prato bem versátil”, enfatiza Marco Carbonari. Vinhos oriundos de uvas Chardonnay ou Sauvignon blanc são ótimas pedidas para com os queijos, já em relação a um vinho tinto, os Pinot Noirs compõem uma excelente mesa.
Por fim, em se tratando do delicioso fondue de chocolate, uma opção, segundo o especialista em vinhos Marco Carbonari, é optar pelo vinho do Porto. “É um vinho clássico e repleto de sabor, possui um sabor leve e doce e vai bem com frutas.”