Conheça um dos primeiros carros produzidos no Brasil: DKW-Vemag Belcar

Adam Scott
Adam Scott
2 Min Read
Fernando Siqueira Carvalho

O empresário Fernando Siqueira Carvalho é, desde sua infância, apaixonado por carros, principalmente, quando se trata dos modelos antigos. Essa paixão foi, em grande parte, nutrida por seu pai e seu avô, os quais o impulsionaram nessa jornada. Dessa maneira, há um conhecimento aprofundado e um amor incontestável pela parte do empresário, o qual conta à nossa redação sobre um dos primeiros modelos de carros produzidos no Brasil, o DKW-Vemag Belcar.

De origem alemã, a empresa Dampf-Kraft-Wagen, conhecida por sua sigla DKW, cedeu a licença para a produção no Brasil à empresa Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A). Inicialmente, com sua produção voltada para ambos os setores, consolidou-se na fabricação dos modelos e alçou grande sucesso nacional por esse feito.

Uma das primeiras fabricações da DKW-Vemag consistia nos modelos, “Grande DKW-Vemag” e a “Perua DKW-Vemag”, respectivamente, Belcar e Vemaguet. “Sendo o segundo uma camioneta muito conhecida e amplamente distribuída”, afirma Fernando Siqueira Carvalho. Dessa forma, se consolidava, assim, modelos inesquecíveis e muito difundidos no território nacional.

Ao todo, foram produzidas mais de 50 mil unidades do Belcar, na época, era considerado um ótimo carro, pelo seu conforto e estabilidade, possuía um bom espaço interno e desfrutava de uma mecânica arrojada em comparação com outros modelos dispostos naquele período. Além disso, em se tratando da beleza do veículo, há suposições que dizem que Belcar vem da expressão inglesa beautiful car. Confira abaixo uma foto do exemplar e se encante assim como Fernando Siqueira Carvalho

O empresário Fernando Siqueira Carvalho fala com orgulho sobre os modelos antigos, ainda mais quando a produção é feita em território brasileiro, pois, dessa maneira, causa um sentimento de patriotismo e orgulho nacional muito grande, presentes na alma do empresário saudosista. Além disso, esses fatos compõem e narram uma parte muito importante da história do país, sendo importantíssima para compreender e analisar a indústria automobilística nacional, bem como a história geral do Brasil.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário