Você conhece a história do automobilismo?

Adam Scott
Adam Scott
3 Min Read
Fernando Siqueira Carvalho

A gente sabe que o automobilismo é um dos maiores esportes do Brasil. Fernando Siqueira Carvalho conta que a corrida é um esporte radical e sua principal característica é o uso do carro para a competição pela velocidade. O automobilismo é bem antigo. Você sabia que, lá no século 20, já aconteciam as primeiras disputas automobilísticas no meio da rua mesmo?

O automobilismo é um esporte baseado na competição com carros. Esta prática é quase tão antiga quanto o próprio carro: o primeiro recorde da corrida foi realizado na França, segundo o Le Petit Journal. Em Paris, 69 carros rodaram 50 quilômetros e depois entraram na final de 127 quilômetros. O primeiro vencedor completou o percurso em 6 horas e 48 minutos com velocidade média de 19 km/h.

Durante 10 anos, as corridas eram feitas somente de uma cidade a outra para envolver grandes distâncias. Porém, com o alto índice de acidentes, tornou-se proibido circular em alta velocidade nas ruas. Então, em 1904 tudo começou a mudar, pois começou a ser organizada por grandes clubes de carros e pela Federação Internacional de Automobilismo. Fernando Siqueira Carvalho conta que as corridas começaram a ser disputadas em grandes pistas e em novas regiões, já que até aquele momento, as competições aconteciam somente na França.

Com a devida adaptação, em 1907, a Inglaterra, fundou a primeira pista de corrida do mundo projetada especificamente para esportes motorizados, a Brooklands, que acabou virando alvo de múltiplas explosões durante a Segunda Guerra Mundial. A segunda pista foi construída no Indianapolis Motor Speedway, em 1909. Com a popularidade do esporte, mais circuitos foram construídos ao redor do mundo, incluindo o Spa-Francorchamps na Bélgica, em 1922, e o circuito de Sarthe na França, em 1923.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos carros usados ​​da guerra não estavam mais em uso, então empresas começaram a usar como carros de corrida e o modernizaram com a ajuda de tecnologia avançada. Fernando Siqueira Carvalho diz que desde 1940, o automobilismo teve uma nova forma e com o design que conhecemos hoje.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário