Para o Dr. José Admirço Lima Filho, médico anestesiologista, há quem diga que a anestesia não foi um grande avanço para a sociedade, pois elas são consideradas espécies de drogas utilizadas como técnicas medicinais, mas o que essas pessoas não reconhecem é que antes mesmo da fabricação da primeira anestesia, os pacientes eram submetidos a dores horríveis e métodos pouco eficazes.
Métodos esses que caso fossem utilizados nos dias de hoje, poderíamos considerar o número de cirurgias realizadas como menos de 1%. Mas você sabe quais foram essas táticas? Se você quer descobrir, recomendamos que leia esse artigo até o final, e compreenda como eram realizados os tratamentos para alívio das dores nas pessoas antes do século XX.
Sobre a anestesia
Conforme explica o Dr. José Admirço Lima Filho, a anestesia pode ser definida como um procedimento utilizado para evitar que o cérebro tenha qualquer percepção de dor. Atualmente, esse procedimento é utilizado por meio de substâncias químicas que são injetadas no corpo do ser que precisa ter as suas percepções físicas temporariamente paradas para a realização de algum procedimento.
Ao longo dos anos, muitas pessoas buscaram uma solução para evitar possíveis desconfortos, algumas mais absurdas e ineficazes do que outras. A seguir, você descobrirá 3 dos métodos que foram utilizados nos pacientes que diziam não aguentar as dores, e que desesperadamente queriam uma solução para aquele momento.
Métodos utilizados antes do século XX
- Pancadas e desmaios
Uma das estratégias mais comuns que eram utilizadas como saída para que os pacientes não sentissem dor era a pancada causadora de desmaios. Conforme pontua o anestesista José Admirço Lima Filho, com o desmaio, as sensações de dor não eram percebidas, ainda assim, pancadas muito fortes eram as principais responsáveis por traumatismos dos indivíduos. Depois de certo tempo, eles passaram a enforcar levemente as pessoas para facilitar esses apagões.
- Álcool
O álcool também era bastante utilizado, pois como você já deve saber, após a embriaguez, as sensações do ser humano diminuem bastante. Inclusive, algumas pessoas dizem que preferem tomar uma boa dose de bebida forte para passar por procedimentos comuns, como por exemplo a tatuagem. Interessante, você não acha?
- Hipnose
Por fim, uma das estratégias que era pouco eficaz era a hipnose. Conforme comenta o Dr. José Admirço Lima Filho, ainda que essa tática fosse feita de uma maneira correta, poucas vezes era uma garantia, já que algumas pessoas não estavam aptas a entrar em estado de transe. Mas e você, se sentiria à vontade em testar algum desses métodos?