Evento vai até domingo, com expectativa dos organizadores de receber 150 mil pessoas para conhecer modelos de motos que chegarão às concessionárias em breve, além de acompanhar exibições, shows e competições
Mostrar as novidades do mercado das motocicletas longe dos pavilhões de exposição habituais, com a possibilidade de testá-las em um cenário icônico do esporte. Essa é a proposta do Festival Interlagos Motos, que abre as portas nesta quinta-feira (6) e vai até domingo (9) no Autódromo Internacional José Carlos Pace (Interlagos).
A expectativa dos organizadores é de receber 150 mil pessoas ao longo dos quatro dias, para uma programação que inclui exibições; shows musicais, corridas válidas pelo Brasileiro de Motocross e provas de Flat Track.
Fabricantes e importadores apresentam, em sua maioria, modelos lançados no fim do ano passado, que agora chegam ao consumidor brasileiro – as linhas 2025 começam a ser mostradas lá fora no segundo semestre de 2024.
Uma das principais novidades, aliás, já está presente há algum tempo na Europa e nos Estados Unidos e era esperada com ansiedade pelos motociclistas nacionais. A Yamaha Ténéré 700 traz de volta um nome lendário, que nasceu na década de 1980 com inspiração nos ralis africanos. A versão 600 foi usada por André Azevedo e Klever Kolberg para a primeira participação brasileira no Rally Dakar, em 1988.
A Ténéré 700 mantém o espírito aventureiro, como uma big trail empurrada pelo motor bicilíndrico refrigerado a água de 690cc.
A simplicidade mecânica da moto original dá lugar a requintes como o ABS, o painel TFT e à suspensão dianteira invertida de 43 milímetros com múltiplas regulagens. Tudo para encarar longas distâncias em terrenos acidentados com conforto e diversão.
Outro nome tradicional que está de volta pode ser visto no estande da Honda. A líder em vendas no país recriou a Tornado, com 300cc. A XR 300L usa a mesma base mecânica (chassi, motor, câmbio e suspensões) da Sahara, com linhas modernas e uma proposta mista (on / off-road).
As aventureiras também são atração nos estandes da Ducati (a Multistrada V4 Rally), da Triumph (as Tiger 900 e 1200) e da BMW, com a nova R 1300 GS. A fábrica alemã apresenta ainda sua cruiser R12, irmã menor da R18 e também empurrada por um motor boxer.
A Kawasaki mostra a cruiser Eliminator 500, a esportiva Ninja 500 e sua versão naked, a Z500. As três equipadas com o motor bicilíndrico em linha de 451cc. Uma das mais recentes marcas a apostar no mercado brasileiro, a indiana Bajaj apresenta as renovadas Dominar 160 e 200, que serão montadas na Zona Franca de Manaus.
Espaço também para a história, no Museu 2 Rodas, que ajudará a mostrar a evolução das motocicletas ao longo das últimas cinco décadas, com modelos icônicos. Os ingressos para o Festival Interlagos Motos custam a partir de R$ 98, com acesso aos shows e competições.