No universo dos vinhos há inúmeros termos para se aprender, além disso, por ser uma bebida histórica, muitos termos são em outra língua, afirma Marco Antonio Carbonari. É o caso do termo francês Terroir. Uma denominação que, por vezes, é confundida em seu significado.
O significado se confunde ao relacionar com a terra, muitas pessoas acham que Terroir significa apenas a relação do plantio na terra e a vinicultura, porém não é assim, o conceito é mais amplo e diverso e corresponde a uma gama de conceituação propriamente dita.
Basicamente, trata-se da influência do ser humano, com as técnicas impostas em um plantio, juntamente do clima e o solo dispostos em uma microrregião, ressalta o empresário Marco Antonio Carbonari, proprietário de uma renomada vinícola, a Villa Santa Maria, situada no interior de São Paulo.
Todos esses elementos juntos culminam em um só propósito: o melhor aproveitamento da colheita na região, para se obter uvas de excelência, expressando todo seu potencial, e, consequentemente, vinhos saborosos, aromatizados, imbuídos de qualidade.
Dessa forma, o termo Terroir, na verdade, é formado por um conjunto de diversos elementos, avulta Marco Antonio Carbonari. Não corresponde apenas à topografia e ao clima da região, mas trata-se também da cultura, história e sobre a interação humana no cultivo.